Maquiagem vencida: é seguro continuar o uso?

Uma maleta de maquiagens sortida é o sonho de toda mulher. Ter várias opções para a sua produção pode ser muito cômodo, mas será que você dará conta de usar todos esses produtos até o prazo de validade de cada um deles? Provavelmente não.

Isso traz um questionamento: é seguro continuar o uso mesmo com a maquiagem vencida? Para esclarecer essa dúvida, continue acompanhando este texto e entenda quais são os cuidados para ter uma pele saudável e para a sua maquiagem durar.

O que acontece quando o prazo de validade expira?

Quando o produto tem o seu prazo de validade vencido, isso quer dizer que os conservantes utilizados pelo fabricante não funcionam mais, facilitando a contaminação por fungos e bactérias.

A data também representa a garantia do produto baseada em testes, portanto, é o período pelo qual a empresa se responsabiliza pela maquiagem. Como a pele absorve elementos com facilidade, usar maquiagem vencida é prejudicial para a sua saúde.

Quais são as consequências de usar maquiagem vencida?

Usar maquiagem vencida pode causar desde uma leve irritação, como vermelhidão, coceira e descamação, até consequências graves: fechamento de poros, surgimento de acne, alergias e infecções graves, como a conjuntivite. Portanto, fique atenta ao prazo de validade e, sob hipótese nenhuma, use um produto vencido.

Como identificar um produto fora da validade?

Além da identificação da data de validade contida na embalagem, a própria aparência do produto revela se ele ainda é indicado para o uso. Isso porque, mesmo dentro da validade, o cosmético pode estragar.

Quando a maquiagem apresenta mudanças de cor, de textura, odor e pigmentação, é um sinal de que a matéria-prima estragou. Se notar alguma alteração no produto ou na sua pele, suspenda o uso para não colocar a sua saúde em risco.

Aprenda a identificar esses aspectos e saiba quando deve descartar um cosmético:

  • produtos cremosos e líquidos que apresentem o óleo separado dos demais componentes, pois são os principais causadores da acne;
  • rímel com aspecto espesso deve ser descartado, mesmo que você ache que aquela textura causa um efeito legal, pois ele pode causar conjuntivite;
  • delineador e sombras cremosas com separação das camadas, duros e/ou ressecados;
  • retire da sua paleta a sombra compacta que não pigmenta bem;
  • batom e lápis de boca que apresentam textura seca, perdendo a cremosidade e o cheiro.

Como prolongar a vida útil da maquiagem?

Uma dica para aproveitar melhor a maquiagem e ficar tranquila quanto ao seu uso é criar etiquetas para colar em cada cosmético. Geralmente, a data vem gravada apenas na embalagem, que logo é descartada. Assim, você visualizará o prazo de validade cada vez que usar. Também é importante tomar alguns cuidados para prolongar a vida útil da sua maquiagem e não correr o risco de estragá-la devido ao mau uso.

Dê o armazenamento correto para conservar os cosméticos: mantenha-os em ambiente seco e com muita luz. Ou seja, nada de guardar os produtos no banheiro ou deixá-los na bolsa por muito tempo. A umidade e o calor são os principais fatores que estragam a maquiagem.

Evite tocar a ponta do tubo dos produtos com as mãos para não contaminá-los. Os pincéis e esponjas devem ser lavados regularmente, pois eles costumam acumular resíduos que favorecem a proliferação de microrganismos que prejudicam a pele.

Ficou claro que você não deve usar maquiagem vencida, certo? Nossa saúde deve estar em primeiro lugar, portanto, não fique com pena de descartar um produto que pode trazer graves consequências ao seu rosto. Esses cuidados vão ajudar você a manter aquela pele de seda dos sonhos.

Para acompanhar mais dicas de beleza imperdíveis como essa, curta a nossa página no Facebook! Vamos mantê-la atualizada com as melhores informações sobre o mundo da maquiagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This