Glossário de maquiagem: os principais termos que você deve conhecer

Estar bem maquiada pode mudar completamente o seu dia, pois, além de levantar a autoestima, gera autoconfiança. No trabalho ou lazer, a maquiagem tem a função de ressaltar a beleza e passar uma imagem positiva.

Mas, para compor uma boa make, é preciso conhecer os principais termos dessa área. Por isso, preparei um glossário de maquiagem para você aprender desde os principais termos até as técnicas e produtos. Pronta para arrasar? Então, acompanhe as dicas!

Glossário de maquiagem: termos, técnicas e produtos

Bronzer

Sabe aquele efeito do verão, de pele bronzeada e saudável? Com o bronzer, você pode tê-lo mesmo longe da praia. Com leves batidinhas nas maçãs do rosto — acima do blush — você alcança esse visual. É possível usar o produto nas têmporas, queixo e nariz, desde que seja espalhado de forma discreta.

Côncavo

É a parte mais funda da região dos olhos, próxima à cavidade óssea do rosto, exatamente onde fica o globo ocular. Ela pode ser marcada para definir e dar mais profundidade ao olhar.

Cada formato de olho possui uma técnica diferente para o côncavo. Orientais podem explorar o efeito de profundidade, mas quem tem olhos fundos deve evitar marcar muito essa região. Os produtos mais utilizados para definir o côncavo são as sombras em tons de marrom e cores neutras.

Contorno

Essa técnica é utilizada para afinar o rosto, realçando e disfarçando suas formas com efeitos de iluminação e sombra. Os produtos utilizados são corretivo, iluminador e bronzer, em tons claros e escuros.

Com o contorno, é possível afinar o nariz e as bochechas, provocando um efeito semelhante ao da rinoplastia e bichectomia, deixando o rosto mais simétrico.

A técnica de esculpir o rosto é a queridinha das famosas e se popularizou, principalmente, pela socialite Kim Kardashian, que tornou-se referência pelas suas técnicas para o contorno do rosto.

Esfumar

Essa técnica busca um acabamento em sutil degradê, parecido com o efeito de fumaça. Os produtos utilizados são sombra, blush, iluminador e lápis. Eles são espalhados delicadamente, evitando marcações, para que o efeito fique o mais natural possível.

Iluminador

Sua função é dar brilho e destacar algumas regiões do rosto, clareando e dando mais volume a essas áreas. Geralmente é utilizado nas partes mais altas do rosto, isto é, testa, topo das maçãs do rosto (têmporas) e centro do nariz para dar o efeito de contorno.

Mas quando o objetivo é traçar alguns pontos de luz, o produto também pode ser aplicado:

  • nos cantos internos dos olhos (canal lacrimal);
  • na raiz das sobrancelhas (acima do côncavo) e
  • acima do arco do cupido (centro do lábio superior).

Nesses casos, use um pincel chanfrado para melhor distribuição.

Pincel chanfrado

Esse produto tem as cerdas compridas em formato diagonal. Ele permite fazer traços com precisão, auxiliando bastante no delineado ou na hora de preencher as falhas da sobrancelha. Garanta um no seu necessaire para ter uma maquiagem mais definida.

Primer

Deve ser o primeiro item a ser aplicado na pele, após a lavagem do rosto, pois sua função é uniformizar, disfarçando as imperfeições e o aspecto de poros dilatados. Ele deixa a pele pronta para receber a base e os demais produtos de maquiagem.

Também auxilia na duração da make, evitando retoques constantes. Mas use um específico para o seu tipo de pele e necessidade. Por exemplo, se você possui pele ressecada, procure por um com hidratante; se for oleosa, opte por um com efeito matte.

Agora que você já conhece os termos fundamentais no dicionário da beleza, pode preparar suas makes sem medo! Com este glossário de maquiagem, você não terá nenhuma dúvida com tutoriais e cursos. Para testar os seus conhecimentos, veja também esse texto que preparei especialmente para você se apaixonar pela maquiagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This