Como se maquiar sozinha? Aprenda aqui nossos truques infalíveis!

Uma boa maquiagem faz a diferença no visual. Pode disfarçar imperfeições e ressaltar os traços mais bonitos. Quem já se maquiou com uma profissional sabe: fica aquela impressão de que nunca teremos o mesmo resultado em casa.

Mas não é bem assim. Depois que você aprende como se maquiar sozinha, consegue escolher cores que caem bem, testar tendências e descobrir truques infalíveis para acelerar o processo e facilitar o trabalho.

Falando nisso, separamos alguns desses truques para quem está começando a se aventurar pelo universo da maquiagem. Acompanhe e aproveite para colocar em prática:

1 – Estude, estude muito sobre como se maquiar sozinha!

Parece clichê, mas não tem jeito: para aprender como se maquiar sozinha, buscar referências no assunto é essencial. Participe de workshops, aulas de automaquiagem e assista a muitos tutoriais.

Uma dica é procurar alguma blogueira que tenha a ver com seu estilo. Com isso, você acaba conhecendo as novidades que te interessam em primeira mão.

2 – Escolha a iluminação adequada

Quando a produção é para o dia, o mais indicado é a luz natural, já que os raios solares vão iluminar o rosto durante todo esse período. Procure deixar a janela aberta para entrar o máximo de luz possível, assim, poderá ver todos os detalhes da maquiagem.

Já para um evento noturno, esqueça as luzes vindas de cima. O melhor é encontrar um lugar que tenha luz de frente para o rosto, para não criar sombras debaixo dos olhos e nas pálpebras. A iluminação estilo camarim é uma das melhores e você pode improvisá-la posicionando duas lâmpadas halógenas nas laterais do espelho.

3 – Use os pincéis certos para cada finalidade

Quanto mais macio o pincel for, menos cor ele aplica e mais ele esfuma. Os mais firmes são o contrário: aplicam bastante cor e esfumam pouco. Geralmente, os pincéis de cerdas naturais são mais macios e maleáveis, enquanto os de cerdas sintéticas são firmes e durinhos.

Tenha isso em mente quando for escolher seus pincéis. Para uma base líquida, por exemplo, é melhor um pincel mais macio, que deixe um aspecto natural no rosto. Para a sombra, se o efeito desejado for esfumado, o pincel deve ser macio e maior, e se for mais marcado, use um pincel firme, de cerdas sintéticas.

4 – Entenda a diferença entre cada material

Essa dica tem muito em comum com a anterior. Assim como os pincéis, você precisa entender a diferença entre cada material para saber qual funciona melhor em sua pele e também qual você tem mais facilidade de aplicar. Experimente!

Um lápis de olho pode funcionar melhor na linha d’água, por exemplo, enquanto um delineador possui efeito mais brilhoso e uniforme, além de ter uma ponta fina. Por isso mesmo, é indicado para criar traçados como o gatinho.

5 – Pratique

Uma boa maquiagem é resultado de muita prática. Só dessa forma é possível aperfeiçoar técnicas e fazer descobertas. Por isso mesmo, não adianta se maquiar somente quando estiver prestes a sair para algum evento.

Crie uma agenda para praticar, reservando um tempo diariamente. Você perceberá que os traços de delineado ficarão mais firmes e a maquiagem com um aspecto mais natural.

Para visualizar os resultados e descobrir se você aprendeu mesmo como se maquiar sozinha, pode tirar fotos dos treinos e as comparar após um tempo.

Além disso, as fotos servem para exibir a nova habilidade nas redes sociais e, quem sabe, até fazer uma renda extra como maquiadora. Afinal, elas também funcionam como portfólio!

Conhece outras dicas para se maquiar sozinha ou tem alguma dúvida? Conte aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This